segunda-feira, 16 de junho de 2014

Todo apoio aos metroviários! Reintegração imediata dos 42 demitidos!

Os metroviários de São Paulo deram um exemplo de coragem e disposição de luta nos cinco dias de greve que protagonizaram.

A greve expôs o drama cotidiano de milhões de paulistanos que sofrem nas plataformas e vagões superlotados enquanto uma verdadeira quadrilha formada por representantes do Estado e grandes empresas multinacionais roubou por anos o dinheiro público.

A luta dos metroviários também deixou bem claro para quem a Justiça dos patrões e governos opera e que está a serviço da garantia de direitos para a pequena parcela das elites econômicas que exploram e oprimem milhares de trabalhadoras e trabalhadores e sucateiam os direitos básicos como saúde, educação, transporte e moradia.

Em nome da manutenção de um sistema caótico de transporte e de não atender às pautas dos metroviários, o Governo Alckmin e o Metrô demitiram 42 grevistas.

É inaceitável que trabalhadores sejam demitidos por lutarem por seus direitos. Essa greve deu um novo passo nas lutas no país que iniciou com a histórica greve dos garis no Rio de Janeiro, em meio à enorme contradição que vivemos com grandes estádios e infraestrutura para a Copa da FIFA, ao corte de gastos vividos por estudantes, professores e técnicos administrativos nas várias universidades e à repressão vivida pelos movimentos.

Mas é possível vencer! A Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro) anunciou que o Metrô de São Paulo foi autuado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no dia 13/06 por atitude antissindical, pela demissão de 42 grevistas, todos dirigentes ou delegados sindicais, após a greve.

Os metroviários expressaram a força que temos desde as jornadas de junho em 2013, que se refletiu no ano de 2014 a uma qualidade diferente na organização das pautas dos trabalhadores. Parte desse processo soma-se à vitória conquistada pelo MTST, com muitas ocupações, manifestações nas ruas e se tornou importante referência de radicalidade para muitos setores da juventude e da população como um todo.

Reivindicando a unidade dessas lutas que já tomam o Brasil, o Coletivo Construção se soma à campanha pela reintegração dos 42 metroviários demitidos, que já tem iniciativas nacionais e internacionais de solidariedade.
É preciso insistir na unidade e organizarmos um grande Encontro Nacional dos Movimentos Sociais em Luta, que possa organizar um programa de lutas que nos arme contra a criminalização de militantes e de movimentos. E cada vez mais o Brasil expressa o quanto vive em convulsão e temos a necessária tarefa de construirmos uma greve geral de 24 horas, que paralise a produção.

A classe trabalhadora do Brasil tem o Coletivo Construção como um aliado nas ruas e nas greves contra governos e patrões.

Somos todos metroviários!

Pela reintegração dos 42 demitidos do Metrô!

domingo, 8 de junho de 2014

A juventude que derrubou a tarifa vai liberar as catracas do metrô para a população!


A qualidade do transporte público não é prioridade para o governo de Alckmin, que se recusa a atender as reivindicações salariais dos funcionários do Metrô. 
Esses trabalhadores, para pressionar o governo a conceder o aumento sem prejudicar a população, propuseram um dia de catraca-livre, em que os usuários poderiam entrar de graça. Dispuseram-se ainda a não receber por esse dia de serviço. O governador não só foi contra esse método de mobilização, como também ameaçou de demissão os trabalhadores que liberassem a entrada gratuita de usuários. Os metroviários foram então obrigados a entrar em greve para pressionar o governo, o que não teria acontecido se Alckmin aceitasse a proposta de catraca-livre.
Compreendendo isso e reivindicando um transporte público de qualidade, a juventude que esteve nas ruas em junho e que conquistou a diminuição das tarifas hoje apóia a luta dos trabalhadores do Metrô. E avisamos ao governador Alckmin: se ele impede os trabalhadores de liberarem as catracas, nós vamos garantir um dia de catraca-livre para toda a população!
Chamamos toda a juventude para liberar as catracas do metrô nessa segunda-feira e fortalecer a luta dos trabalhadores por um transporte público de qualidade!
#SegundaSemCatracas #LutaMetroviário #NegociaGeraldo

Intense Debate Comments